Geralmente, não pensamos muito no significado das cores do buquê da noiva quando vamos a um casamento, mas esse item tão importante e imprescindível, possui uma aura de desejo, já que segundo a tradição, indicará a próxima mulher a se casar dentre as solteiras presentes no evento.

cores-do-buque-2

Sem dúvida nenhuma, o buquê é um complemento esperado, e o cuidado com ele é tão grande que existem profissionais especializados na montagem desse ornamento. A origem do buquê é bem antiga e o nome origina-se do francês “bouquet” que significa apanhado de flores.

Basicamente esse feixe de flores carregado pela noiva seria a maneira dela expressar seus sentimentos para o noivo de uma maneira simbólica. Existem muitas peculiaridades sobre esse enfeite pelo mundo. Na Polônia acredita-se que passar açúcar no buquê fará com que esposa seja doce com o marido durante todo o tempo do casamento.

Na Grécia os buquês eram feitos com ervas e grãos desejando uma união frutífera ao casal. Alguns arranjos levavam ainda, alho, para espantar o mau olhado e as energias negativas. A ideia geral é que as flores representam a vida e a fertilidade já que são as responsáveis pela reprodução das plantas.

Cores do buquê de noiva e seus significados

Seja para simbolizar a fertilidade ou ajudar a noiva a expressar seus sentimentos, cada cor de buquê tem um significado diferente, veja os principais:

Branco

É a cor das noivas e significam sinceridade, pureza e lealdade, além de transmitirem a certeza de um amor completamente sincero. Simbolizam inocência, pureza e energias muito elevadas de luz e paz.

Rosa

Em tom claro significa simpatia e admiração com um toque cálido de romantismo. Em tom escuro simboliza extrema gratidão, bem como transmitem o sentimento de um amor puro e cheio de poesia.

cores-do-buque-3

Azul

Uma cor diferente e exótica que simboliza confiança, relaxamento, harmonia, lealdade e amizade. É a cor das duas grandezas do mundo, o céu e o mar assim também representa grandiosidade e força de sentimentos.

Vermelho

Simboliza a paixão e o amor. É a cor relacionada aos amantes e simbolicamente representa desejo e paixão. O buquê feito com rosas vermelhas abertas significa amor intenso e muito durável. Se for feito com botões vermelhos representam o amor em seu começo.

Amarelo

Traduz sentimento de alegria e satisfação. Misturadas com rosas vermelhas lembrará a impressão de uma felicidade jovem e complemente livre. O Amarelo simboliza a alegria e energias muito positivas de prosperidade e abundância.

Laranja

Um buquê feito com flores laranjas transmite encantamento, fascínio e um sentimento de orgulho por estar com aquele parceiro. Escolher essa cor demonstrará o quanto seu noivo é especial e como deixa uma forte impressão em você.

cores-do-buque-1

Verde

Simbolizam a esperança e a juventude. Usar um buquê nessa cor simboliza um sentimento equilibrado e muito promissor.

Violeta (lilás)

Um buquê de flores em tom violeta simboliza aristocracia e dignidade, o que transmite sentimentos elevados e puros. Essa é a cor da espiritualidade, assim também significa um amor além do nosso mundo.

Atualmente, algumas noivas estão trocando o buquê de flores, por elementos artesanais como bonecos de Santo Antônio feitos de feltro e também outros personagens que tenham haver com o casal. A noiva casa-se com o buquê tradicional mas joga esse outro buquê para as convidadas.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.