Saber por onde começar a organizar seu casamento, é uma forma efetiva de conseguir planejar um evento que seja maravilhoso, para os noivos e convidados. Em meio a tantos detalhes, é muito fácil ficar perdida e deixar passar coisas importantes que precisam ser feitas.

organizar-seu-casamento

Uma das melhores maneiras,  para não se perder com tantos afazeres, é deixar que o noivo e os familiares mais próximos participem do planejamento, isso trará segurança e também não deixará que fique sobrecarregada. Noivas têm mania de quererem fazer tudo sozinhas, para que as coisas saiam como imaginaram, mas nem sempre é possível conciliar tudo sem ajuda de alguém.

Dezenas de tarefas que precisam ser ordenadas adequadamente

Desde a escolha da data, até o dia da cerimônia, podem se passar até mais de um ano, dependendo do tamanho de evento que os noivos desejam. Assim, muitos casais marcam seus casamentos com até 24 meses de antecedência, para planejarem tudo com calma e tranquilidade.

Só que não. Quanto maior a antecedência, maiores as chances de algo sair errado ou de última hora, justamente porque quando confiamos em um tempo mais longo, acabamos sempre pensando: “tem tempo”, e esse pensamento engana nossa mente e nos faz adiar tarefas importantes para o tão esperado dia. Assim, quanto antes começarem os preparativos, melhor.

5 dicas para começar a organizar seu casamento rapidamente

Mesmo que você vá se casar daqui há muito tempo, é bom começar a planejar o grande dia desde já, para não passar por atropelos e tribulações.

1 – Crie o projeto

Definir a data é o primeiro passo para começar a planejar seu casamento. Essa data será a deadline (linha final) do seu projeto. Faça um esboço simples de tudo que tem em mente, fazendo isso ficará mais fácil separar os itens mais tarde. Dê o pontapé inicial definindo a igreja onde será realizada a cerimônia.

2 – Faça uma Planilha

Ter uma agenda física é muito bom para fazer anotações e guardar amostras de convites, lembrancinhas e etc. Porém criar uma planilha, dará condições de guardar os preços dos orçamentos, podendo fazer contas e ter uma noção maior do custo final do casamento e ainda fazer comparações entre fornecedores.

3 – Estabeleça um cronograma

Descrevas as tarefas que precisarão ser realizadas e crie uma linha de tempo em que tudo precisará ser feito. Mantenha esse cronograma atualizado e faça ajustes quando for necessário. Algumas tarefas precisarão de mais tempo que outras, como por exemplo os preparativos para a recepção que demandarão uma boa parte do tempo.

4 – Delegue algumas tarefas

É comum querer centralizar tudo, devido ao medo de alguém fazer uma besteira. Porém existem algumas tarefas menores que podem ser feitas por parentes mais próximos. Separe essas tarefas no seu planejamento e peça ajuda, as pessoas ficarão honradas em participar da organização do casamento.

5 – Tenha sempre um plano B

Essa dica vale, principalmente, para fornecedores. Tenha dois de cada fornecedor que você cotar, escolha sempre os que possuem o preço mais acessível ou a melhor prestação de serviços. No caso de um falhar, você poderá contar imediatamente com outro.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.