O uso das alianças de casamento, é a melhor significação da união matrimonial de um casal. É um símbolo que remonta à antiguidade e que se mantém vivo até hoje, seja qual for a religião ou classe social. Casamento pede aliança.

alianças-de-casamento

O significado do uso dessas joias circulares é o compromisso assumido com a pessoa que se ama. É um costume Europeu e na antiguidade apenas a mulher usava a joia, anos mais tarde o homem também passou a ter essa obrigação.

Vinda do latim “alligare”, a palavra aliança relembra um relacionamento próximo, uma união permanente. Estar em aliança com alguém significa ter um pacto ou acordo do marido com a esposa e vice versa.

Atualmente, as alianças significam um compromisso relacionado com o sentimento, porém na Idade Média e posteriores, essa joia significava o tipo de dote que a noiva possuía, sendo apenas um símbolo econômico em um casamento arranjado geralmente pelos pais dos noivos (em alguns casos as mulheres conheciam seus maridos apenas no dia do casamento).

O significado de comprometimento fica tão afirmado quando existe uma aliança, que muitos casais escolhem usar alianças de compromisso, depois de noivado e então de casamento para provarem o sentimento da união que estão experimentando.

A tradição de colocar a aliança no dedo anelar da mão direita no momento do noivado, remonta a alguns séculos, quando acreditava-se que existia uma ligação nervosa, desse dedo, diretamente com o coração. Da mesma maneira, mudar a joia da mão direita para a esquerda, no dia do casamento, é uma tradição explicada pelo fato do coração ficar no lado esquerdo.

3 estilos de alianças de casamento para se inspirar

Como essa é uma tradição que nunca cairá da moda e como milhares de pessoas se unem todos os dias, a indústria de alianças produz modelos os mais variados, tendo estilos para todos os tipos de bolso.

1 – Clássicas

A princípio as alianças eram de ouro maciço e lisas, apenas uma argola de ouro. E esse modelo continua sendo produzido pelas fábricas de joias, pois é um dos mais comprados pelos casais. Alguns escolhem esse modelo por ter preços bem em conta, e outros casais escolhem porque significa uma tradição e provavelmente o modelo usado por seus pais e avós. Normalmente, essas alianças clássicas trazem o nome dos noivos gravado na parte interna que fica em contato com o corpo da pessoa, uma simbologia de pertencer ao outro. Também por tradição são peças largas e confeccionadas em ouro 24 quilates.

2 – Modernas

A criatividade dos joalheiros criou modelos de alianças com recortes e encaixes, criando peças modernas muito ao gosto dos casais mais jovens e despojados. Existem alianças com desenhos que se completam e outras que se encaixam, quando estão juntas.

3 – Sofisticadas

A tradição de incrustar pedras nas alianças de casamento vem da época dos reis quando essa era uma prática comum. Hoje existem muitos modelos de alianças de casamento femininas que possuem incrustações de diamantes, formando desenhos ou apenas um diamante único. Geralmente só a aliança da noiva recebe esse tipo de decoração.

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.